sexta-feira, 7 de maio de 2010

Puerto Madryn - Argentina


Fundada por galeses em 1886, este porto protegido é a porta de entrada mais conhecida para o santuário de vida selvagem da Peninsula Valdez, um lugar onde cachorros perdidos são anunciados pela rádio e nativos vem a vida passar devagar na praça central da cidade.

Puerto Madryn na verdade é uma acanhada praia banhada pelas águas frias do Atlantico, nada muito convitativo para um mergulho mesmo durante o verão, pórem do começo de junho até metade de dezembro é que Madryn realmente brilha, recebendo a visita ilustre das enormes baleias francas, que consigo trazem milhares de turistas que vem para este pequeno porto em busca de avistar essas gigantes dos mares.

Entre os meses de julho e setembro essas simpáticas criaturas ficam tão próximas da costa que nem mesmo é necessário partir com uma excursão mar adentro, já que para avista-las basta ir até o cais da cidade. Puerto Madryn atrai turistas também pela sua peculiar história,não deixe a cidade para trás antes de conhecer a pequena vila de Gayman, que conserva a arquitetura,idioma e costumes dos primeiros costumes galeses. Esta é uma visita obrigatória para saborear o famoso chá gales, servidos por autenticos descendentes do rei Charles. Há alguns escassos km de Puerto Madryn fica a area natural protegida de Punta Tombo que abriga a colonia de pinguins mais importante de todo o continente, milhares destas simpaticas e desajeitados criaturas se amontoan pela região, todos eles batizados com ilustre sobrenome do navegador Fernão de Magalhaes que foi o primeiro a avistar está espécie no ano de 1519.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Salto Angel - Venezuela


Salto Angel, a cachoeira mais alta do mundo, cai por quase um quilômetro (aproximadamente 979m queda total com 807m de queda livre) de uma montanha de mesa (ou tepuy na língua indígena Pemón), conhecido como Auyantepuy o que significa "Montanha do Deus do Mal". Sua existência parece ser um paradoxo, uma vez que não é alimentado por fontes convencionais de drenagem como a neve (degelo), lagos, ou um grande rio.

Na verdade, a abundância de água responsável pela queda é praticamente toda da condensação da chuva sobre a floresta equatorial onde está localizado o Auyantepuy. É quase como se as nuvens como um pano encharcado torcem-se suas águas para o tepuy proporcionando essa queda impressionante.

Salto Angel é também chamado de Angel Falls (em inglês) ou na linguagem indígena local, Pemón, Kerepakupai-Meru o que significa "cai do lugar mais profundo". Ironicamente, o nome mais famoso da queda não tem nada a ver com a conotação de que a água cai do céu. Na verdade, quem deu origem a esse nome foi aviador Jimmy Angel, que em 1937 aterrisou bravamente com seu avião sobre o Auyantepuy perto das quedas, num esforço para provar ao mundo a existência das cachoeiras (e também em busca de ouro). Devido ao terreno enxarcado em cima do tepuy, o avião que ficou atolado, fazendo que ele com sua esposa e dois amigos tivessem que caminhar através dos penhascos verticais da região por cerca de 11 dias, até encontrar a civilização.

Somente após realizar com sucesso essa façanha, que as quedas se tornaram conhecidas para o resto do mundo e eventualmente foram batizadas com seu nome. O avião de Jimmy Angel foi removido do lodo, restaurado e hoje é uma das atrações do aeroporto de Ciudad Bolivar.

Dormindo no fundo da floresta equatorial do Parque Nacional de Canaima, no sudeste da Venezuela, o Salto Ángel é um lugar realmente remoto. O caminho até aqui é sem dúvida uma atração, pois requer uma longa viagem por via aérea, rio, floresta até poder relaxar com o som da queda ao fundo. Somando-se o fascínio desta cachoeira mística é o fato de que a maioria dos aventureiros conseguem chegar aqui, também podem disfrutar de outras belas cachoeiras como durante a viagem como o Salto Ucaima, Salto Golondrina, Wadaima Salto, Salto Hacha e Sapo.